Manutenção preditiva

Em consonância com as tendências de manutenção preditiva, Task4Work permite esta conversa fluida com os clientes, além de uma simples conectividade IoT, automatizando processos e gerando valor aos negócios.

No último evento tecnológico organizado pela consultora IDC no final do mês de setembro (CIO Directions 2017), foi abordado as iniciativas mais importantes dentro dos processos de transformação digital dos negócios desde o ponto de vista do CIO.

Por ordem de relevância, estas se focaram em:

  • a melhoria da experiência dos clientes mediante novos modelos de compromisso
  • a criação de vantagens competitivas nos negócios atuais
  • a criação de novos modelos de negócio
  • o desenvolvimento de novos fluxos digitais mediante novos produtos e serviços
  • a melhoria das operações por meio da automatização dos processos atuais, ou otimizando a velocidade ou qualidade dos mesmos.

Não é por acaso que, precisamente as tecnologias IoT (Internet Of things), facilitam tudo o que precede. Neste sentido, entre as previsões do IDC compartilhadas no evento, estima-se que para 2026, 40% das chamadas de serviço de campo (field service) em ambientes de fabricação serão gerenciadas através de supervisores virtuais. E mais a curto prazo, para 2019 o seguro baseado em uso representará pelo menos 15% do mercado global de seguros de veículos.

Os novos modelos de serviço preditivo

Segundo o estudo “Redefinindo a conversação conectada. Pesquisa sobre tendências, desafios e experiência IoT” de James Brehm & Associates, publicado em setembro de 2016, realizado para entender como as companhias estão aproveitando a analítica IoT para aumentar a inteligência operacional e melhorar os resultados dos negócios, nada menos que 76% das empresas participantes já estavam trabalhando em projetos IoT em 2016, e apenas 14% não tinham plano vinculado à aplicação de IoT em seus negócios.

Os objetivos eram concentrados no crescimento dos negócios (66%), redução dos custos (43%) e atender normativas regulatórias (14%). Para 52% dos entrevistados os objetivos foram cumpridos, enquanto que para outros 26% as expectativas foram superadas. Entre os principais casos de uso, 50% empregava IoT para monitorar processos industriais, 45% para rastreamento de ativos e 32% para gerenciamento de frotas.

Esta aplicação da tecnologia IoT é consistente com a nova abordagem de serviço ao consumidor. Está sendo alterado para um modelo de manutenção preditivo  frente ao tradicional modelo reativo. Automatizando a captura de dados, e antecipando-se a chamada do cliente para reportar uma incidência. Inclusive, evitando-a antes mesmo que ocorra.

Mais que uma conexão, IoT trata de uma conversação

É importante recordar que IoT não se trata unicamente de que as coisas estejam conectadas, mas também dos serviços que podem ser habilitados através dessa conectividade. Estes serviços proporcionam base para uma conversa e relação contínua com nossos clientes, que permite nos adaptar continuamente e satisfazer melhor suas necessidades ao longo do tempo.


Por esta razão, as empresas que se concentram primeiro nas táticas de conexão de seus produtos – em vez dos serviços que planejam oferecer e a conversa em andamento que os possíveis novos serviços permitem com seus clientes – muita vezes acabam tendo que rever suas estratégias mais adiante.

Talvez seja melhor começar por identificar os serviços que desejamos oferecer aos nossos clientes para melhorar suas experiências, e em seguida, investir em uma estratégia de IoT que nos permite focar nesta conversação fluida.

Task4Work, alinhado com essa transformação digital dos serviços

Nossa solução Task4Work esteve presente no  IoT (Internet das coisas) Latin America nos dias 12 e 13 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo e no IoT Solutions World Congress (IoTSWC), que decorreu de 3 a 5 de Outubro na Fira de Barcelona.

Com a nossa participação, pudemos constatar como este tipo de solução 100% cloud, cada vez mais desperta interesse, permitindo que com estas ferramentas as empresas possam assumir novos papéis de manutenção preditivo e pró-ativo.

 

Nesse sentido, Task4Work fornece o software para o gerenciamento de frotas de técnicos de campo conectados ao novo universo IoT.  Essa solução entra no core business destas empresas  para atribuir valor agregando eficiência.

 

Mais informações

Task4Work alinhado com as tendências de IoT e a manutenção preditiva