Técnicos de campo

À medida que a tecnologia evolui, a inovação permeia todas as facetas de nossas vidas. Pessoal e profissionalmente. E essa inovação deve chegar às nossas empresas sem dúvida. Caso contrário, o risco de perder competitividade é realmente alto.

É verdade que o fenômeno da IoT está simplificando e melhorando muitas tarefas de manutenção e serviço de campo, simplificando processos e automatizando ações e respostas. Isto facilita a comunicação entre o equipamento a ser mantido e seus respectivos fabricantes e prestadores de serviços. Mas o pessoal “no local” ainda é necessário e um elemento fundamental tanto no aspecto operacional quanto na maneira de realizá-lo.

Alinhado a esse problema, outro problema que as organizações enfrentam é o recrutamento de talentos e o treinamento contínuo de seus funcionários.

Como podemos melhorar e complementar as habilidades de nossos técnicos? 

As organizações de serviço não apenas enfrentam a tarefa de encontrar candidatos suficientes para preencher determinadas posições em toda a escala profissional. Mas eles também lutam para encontrar aqueles que têm as habilidades certas. Especialmente à medida que a natureza do trabalho de serviço evolui além de “simplesmente consertar uma equipe”. Assim, os candidatos também devem ser capazes de:

  • Se adaptar e aprender sobre as novas ferramentas tecnológicas associadas ao trabalho de serviço.
  • Conhecer os novos procedimentos de serviço relacionados a ativos [serviços] mais complexos.
  •  Trabalhar em um ambiente colaborativo ou de equipe.
  • Ser capaz de trabalhar e interagir com o cliente, com a expectativa de melhorar sua experiência.

As cinco maneiras de melhorar o tempo operacional de nossos técnicos 

  1. Simplificar o trabalho. Trabalhos de serviços diferentes têm características e requisitos diferentes em relação a habilidades ou experiências. Uma atribuição inteligente deve ser capaz de vincular tarefas mais simples a recursos juniores. E de acordo com sua trajetória e desenvolvimento, eles serão capazes de subir na escala.
  2. Facilitar o acesso à informação. Fornecer ferramentas que não apenas facilitam a localização e os dados de contato, mas tudo que seja relevante e adjacente no modo de demanda. Isso permitirá que o técnico seja auto-suficiente.
  3. Implementar fluxos de trabalho. Um trabalho de instalação, reparo ou inspeção preventiva e manutenção provavelmente terá fluxos de trabalho diferentes. Isso também pode variar de acordo com o cliente. Em vez de exigir que nossos técnicos aprendam e se lembrem de todas as variantes, é melhor ter uma ferramenta de gerenciamento de serviço de campo para ajudar e até prescrever fluxos de trabalho.
  4. Ajudar a equipe com inteligência e aprendizado automático. Durante o ciclo de vida de um produto, o próprio produto e todas as interações humanas geram muitos dados. Extrair esses dados e criar idéias permite que as pessoas tomem melhores decisões. Nossa ferramenta FSM permite isso!
  5. Entrelaçar a interação social no trabalho. Mesmo quando muitos aspectos do serviço são automatizados, é precisamente o componente pessoal que consolida tudo. Poderíamos chamar de serviço assistido com um toque humano. De fato, o uso de chamadas ou mensagens de voz já é parte integrante do trabalho. Sua ferramenta se integra aos aplicativos de mensagens e colaboração?

No final, é uma questão de fornecer a nossos funcionários a melhor solução de mobilidade 

Não se trata de pressionar, mas de acordo com as previsões do Gartner publicadas em 2018 em seu relatório sobre Recursos críticos para o gerenciamento de serviços de campo, até 2020, mais de 75% das organizações de serviços de campo com mais de 50 usuários teriam aplicativos móveis implementados que vão além da coleta simplificada de dados. De tal maneira que, em suas soluções [móveis], eles já devem poder adicionar recursos que ajudam os técnicos a obter sucesso em seu trabalho diário. Você está nessa situação?

No relatório do Gartner descrito acima, foi indicado que os provedores de soluções FSM devem satisfazer pelo menos quatro das cinco categorias a seguir, além dos recursos de integração e análise:

  1. Gerenciamento da demanda de mão-de-obra (incluído nos recursos críticos de planejamento e programação de trabalho).
  2. Planejamento e programação.
  3. Capacitação técnica (incluindo a capacidade crítica do suporte ao serviço de campo digital).
  4. Relatórios de ordem de serviço.
  5. Integração com operações (dentre as quais podemos citar faturamento, relatórios, gerenciamento de contratos de manutenção, subcontratados, garantias, logística reversa e outras operações).

Task4Work tem a capacidade de integrar-se com soluções de terceiros para automação de operações. Além disso, embora entre esses requisitos, a nuvem não seja mencionada, entendemos que ela também é um “imperativo” hoje, o que naturalmente cumprimos nativamente desde nossas origens. Se você quiser ver com realidades tangíveis, depoimentos e fatos como podemos ajudá-lo a gerenciar melhor seus serviços de campo, entre em contato conosco sem compromisso.

Mais informações

Técnicos de campo: Cinco maneiras de ajudá-los a melhorar seu trabalho