Field Service 2020 Trend

Desde a sua aparição no mercado, as soluções de Gerenciamento de Field Service (FSM) não pararam de evoluir. A constante incorporação de novidades e melhorias contribuiu substancialmente para empresas e departamentos dedicados a oferecer serviços de manutenção e suporte que aumentaram seu prestígio e peso específico. E o que o ano de 2020 nos trará no setor de serviços e nas ferramentas de gestão orientadas para essa atividade? Os especialistas parecem concordar com os pontos que veremos mais adiante neste artigo.

2020, um ano de evolução nos Field Services e FSM 

Como dissemos na entrada deste artigo, soluções FSM como O Task4Work não deixou de evoluir desde a sua criação, incorporando inovações tecnológicas e funcionais que facilitam o trabalho dos profissionais do setor de Field Service. No campo tecnológico, precisamos apenas pensar sobre o impacto que eles tiveram, continuar a ter e ter tecnologias como:

  • Computação em Nuvem
  • Mobilidade
  • Internet das Coisas (IoT) 
  • Realidade virtual
  • Veículos autônomos
  • Etc.

Além dessas tecnologias, as empresas de Field Service devem adaptar-se a novos regulamentos e normas que os ajudam:

  • Ser mais sustentável
  • Dê mais impulso à sua transformação digital
  • Aumente a otimização de seus processos de negócios 

Levando em conta todo esse contexto, diferentes especialistas do setor de Field Service (gerentes, analistas, consultores e outros especialistas) prevêem que as principais tendências do Field Service para 2020, tanto nos softwares quanto no restante dos recursos e processos dessas empresas, serão as seguintes:

  1. Aumento de aplicativos móveis. Um relatório do Gartner diz que, em 2020, 75% das empresas de Field Service usarão seus próprios aplicativos no trabalho diário. A instalação desses aplicativos nos dispositivos móveis dos técnicos ajudará a melhorar sua eficiência e reduzir os tempos de resposta da empresa às solicitações de seus clientes.
  2. Aumento da importância da Internet das Coisas. Em 2020, espera-se que haja 26 vezes mais conexões entre máquinas do que entre os próprios humanos. Portanto, em 2020, os sistemas de Gerenciamento de Field Service, como o Task4Work, registrarão um aumento significativo nas informações das máquinas conectadas. Graças a essas informações, as empresas podem adotar uma estratégia muito mais proativa que corretiva.
  3. Maior controle de tarefas pela Inteligência Artificial. As tarefas de controle de processos de serviço serão cada vez mais gerenciadas por ferramentas de IA. Segundo os analistas especialistas do Gartner, em 2020 eles começarão a ser 10% do total (planejamento, várias automações, gerenciamento de ordens de serviço), o que permitirá que a inteligência artificial cubra processos que os próprios técnicos não podem concluir. Por fim, os assistentes inteligentes ativados por voz, como Alexa ou Siri, podem facilitar o trabalho dos técnicos, oferecendo a eles as informações necessárias, sem precisar tirar as mãos da máquina que estão reparando.
  4. Capacitação do cliente graças ao aumento das capacidades de autoatendimento. Em 2020, o cliente participará cada vez mais dos serviços que recebe, fornecendo informações para agilizar seus pedidos ou até mesmo resolvê-los. Para esse fim, as soluções FSM incorporarão bate-papos, suporte através de redes sociais, bancos de dados de conhecimento e portais de autoatendimento específicos.
  5. Integração de uniformes inteligentes. Em 2020, mais e mais tecnologia estarão mais presentes nos uniformes dos trabalhadores das empresas de Field Service. Eles protegerão os técnicos que executam tarefas perigosas e transmitirão aos sistemas FSM da empresa informações sobre a atividade de cada técnico que os realiza, emitindo alertas que ajudarão a evitar acidentes ou a má execução do trabalho que pode causar ferimentos.
  6. Realidade aumentada impulsionada. Algumas empresas de Field Service já confiam na realidade aumentada para facilitar o trabalho de seus técnicos, tanto quando estão reparando quanto quando estão sendo treinados. Em 2020, o setor de Field Service aumentará a integração dessa tecnologia em seus sistemas e dispositivos (principalmente smartphones, tablets e óculos de realidade aumentada). A esse respeito, a IBM diz que 35% dos fabricantes em todo o mundo implementarão plataformas inteligentes de visão para melhorar a eficiência operacional e a produtividade.
  7. Maior uso de drones e robôs em serviços. Os técnicos das empresas de Field Service aumentarão o uso dos novos recursos que a tecnologia lhes oferece: drones e robôs. Primeiro, aumentará o uso de drones para rastrear máquinas de difícil acesso. Em segundo lugar, o uso de assistentes robóticos para executar tarefas mecânicas ou para ambientes de risco para humanos.
  8. Tecnologia de impressão 3D na ponta dos dedos. A redução significativa de preço das impressoras 3D é um grande incentivo em 2020 para as empresas de Field Service. Essa tecnologia ajudará a agilizar os reparos, já que em um bom número de casos não será necessário solicitar peças aos fornecedores. O próprio técnico desalojado poderia imprimi-los graças a uma impressora 3D instalada no carro ou van da empresa que ele usa para se deslocar.
  9. Veículos de serviço mais inteligentes. Embora ainda não possamos falar de carros 100% autônomos, é possível dizer que em 2020 os veículos dos técnicos serão muito mais inteligentes do que os de seus antecessores (GPS, sistemas anti-choque, estacionamento automático etc.). Além disso, melhorias na conectividade permitirão que os veículos enviem e recebam informações sobre os serviços da rota planejada para o técnico. 

Para o desenvolvimento da nossa solução FSM Task4Work, na Intelligence Partner, somos constantemente informados sobre as últimas tendências e desenvolvimentos no setor de Field Service. Nós os analisamos em profundidade e, em caso de adequação à nossa filosofia de serviços de suporte e manutenção, os incorporamos o mais rápido possível ao nosso software avançado Task4Work de Serviços de Gestão Campo.

Se você deseja que os Field Service tenham um peso específico importante em sua organização, entre em contato conosco e explicaremos como obtê-lo. Nossos especialistas estudarão seu caso e mostrarão a melhor maneira de obter sucesso.

Vamos Conversar!

Mais informações Task4Work

 

9 tendências no Field Service para 2020