Implementação Field Service Management

Antes de escolher e implementar uma solução de Field Service Management (FSM) em uma organização, é necessário completar uma série de etapas. A seguir 10 dicas que podem ser a chave do sucesso.

Alterar de solução FSM ou começar a utilizar uma pela primeira vez, leva um importante exercício de análise para que as alterações implementadas na organização sejam um sucesso.

Propomos dez reflexões que, sem dúvida, o ajudarão em seu processo de seleção.

1. Faça um check list das necessidades, e informe-se bem das funcionalidades incluídas na solução.

2. Você se assegurou de que suas necessidades de mobilidade estão cobertas? Aposte em uma solução que contemple no centro de sua estratégia a mobilidade. Ferramentas que funcionem em tempo real e permitem otimizar seu trabalho e oferecer resultados no momento, independentemente de onde o façamos.

3. Os dados fornecidos pela ferramenta serão tudo. Certifique-se, junto ao seu consultor, de que sua ferramenta e sua implementação lhe fornecerão as informações necessárias e que os dashboards estão à altura das análises que você necessita.

4. Alinhe os objetivos de sua organização com os da solução, comunicando-os ao fornecedor em cada fase da implementação. Assim, será mais fácil alcançar a otimização de seus processos, que é o objetivo final da solução.

5. Estabelecer um orçamento real ao abordar o projeto. Para isso, recomendamos que você estude bem a política de preços, suas necessidades, e não hesite em perguntar sobre os custos estabelecidos pelos serviços, custos de licença, de módulos adicionais, de configuração, de manutenção, de atualizações, de suporte, banco de horas…

6. Compare os custos da solução com os benefícios que você pode obter. Se a solução está bem desenhada, os benefícios são geralmente enormes.

7. A sua solução de FSM está adaptada ou é “adaptável” às necessidades concretas de sua indústria e negócio? Existem organizações e indústrias que exigem características especiais ou soluções que sejam capazes de se adaptarem aos seus processos. Por isso que, conhecer exatamente as necessidades e garantir que a solução que vamos implementar possa cobri-las, nos salvará de futuros problemas. Se existem referências de outras empresas do nosso setor ou similaridades com outros clientes da solução, solicitá-las pode nos fornecer algumas dicas.

8. Se estas alterações forem além da capacidade da solução, e esta requer personalizações que vão além da configuração, é importante levá-las em consideração desde o início. Você deve contemplá-las na hora de colocar em prática, ao analisar os custos e também os prazos. Especificar tudo isso desde o começo, agilizará o processo e melhorará os resultados.

9. Informe-se bem sobre os processos pós-venda e, mais especificamente dos detalhes sobre a configuração, instalação nas máquinas dos usuários, processos de atualização de versões, de formação e capacitação dos usuários… Tudo isso é vital para o sucesso do seu projeto e, por isso, é primordial que você tenha certeza antes de iniciar essa fase pós–venda. Claro, isso requer uma implicação importante.

10. Interessar-se pelos melhores canais de contato com seu fornecedor e os melhores interlocutores por parte de sua equipe. Deve ser criada uma comunicação espontânea, próxima e de confiança. Se necessário, entrar em acordo sobre horários que possam se encaixar para tornar o processo mais produtivo e simples. E não se esquecer de revisar o SLA (Service Level Agreement).

Entendemos que tudo que foi proposto servirá de orientação para não ter problemas em seu projeto de transformação e otimização do negócio de serviços de campo.

Task4work é nossa solução FSM 100% cloud, capaz de cobrir todas as suas necessidades, melhorar o nível de satisfação de seus clientes e reduzir seus custos operacionais. E o que podemos presumir é que nossa estrutura de custos não poderia ser mais transparente. Gostaria de experimentá-la sem compromisso?

10 chaves para tornar a implementação de Field Service Management um sucesso