Indústria 4.0

A Internet das Coisas, a hiperconectividade ou o Big Data influem decisivamente em uma gestão avançada e moderna dos serviços de campo. E são todos parte do novo modelo da Indústria 4.0

O conceito de Indústria 4.0  tem como princípio a idéia de usar ferramentas digitais na cadeia de valor industrial, para que elas tenham impacto positivo nos negócios alcançando o paradigma de Fabricação Avançada.

É precisamente o surgimento de informação digital que está levando a, assim chamada, quarta revolução industrial. O processamento destes dados resultou em surgimento de novos modelos de negócios e mudanças substanciais para muitos que já conhecíamos.

Implementações da Indústria 4.0 com seus sensores inteligentes, máquinas e ferramentas com interfaces digitais, robôs controlados digitalmente e dispositivos portáteis inteligentes produzem e gerenciam grandes quantidades de dados sobre os processos de campo. Estes podem ser usados para melhorar a informação de negócio em áreas além da fabricação própria como poderia ser a gestão do departamento de vendas, ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) ou os sistemas de Gestão de Recursos Humanos.

Um dos pilares da Fabricação Avançada é precisamente a capacidade de monitorar processos através de novos sistemas de controle. Permite aumentar a eficiência destes, em termos de visibilidade, rastreabilidade, eficiência energética e novas formas de manutenção digital, sendo esta muitas vezes uma manutenção preventiva e mesmo preditiva. Todas elas destinadas a facilitar e flexibilizar os processos de produção e redução de custos.

 

Terceirização da indústria

Outro fenômeno que está acontecendo com esta quarta revolução industrial é a terceirização da indústria. As empresas produzem cada vez mais e de forma mais integrada e não apenas produtos, mas também serviços associados à sua atividade original, como poderia ser a manutenção da máquina fabricada.

 

Uma solução FSM moderna e integrada simplifica os processos

A modernização da gestão do FSM (Field Service Management) tem que acontecer ao mesmo tempo que a transformação digital do negócio, porque traz uma série de benefícios importantes:

  • A alocação otimizada de recursos humanos através da atribuição melhorada de tarefas aos técnicos, de acordo com as habilidades de cada funcionário.
  • A melhoria da eficiência da cadeia de fornecimento das peças necessárias para uma possível reparação.
  • A possibilidade de integração de processos industriais, para que os dados de dispositivos IoT facilitem as tarefas de manutenção preventiva.
  • Melhor informação sobre a rentabilidade dos serviços de campo com base em dados reais sobre o tempo gasto em tarefas ou detalhes, como a pontualidade ou gestão otimizada da rota.

Se além disso a solução FSM tem um forte apoio analítico baseado em tecnologias de Business Intelligence, você pode estender seu alcance para além dos dashboards e relatórios avançados, mesmo para atender as expectativas, como a manutenção preditiva, com base nas tendências e experiências acumuladas anteriormente.

Soluções como Task4Work também pode ajudar a facilitar as tarefas do serviço de campo para empresas do setor de fabricação, por sua flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora. Se você quiser conhecer a nossa solução FSM pode contactar-nos sem qualquer compromisso.

FSM, elemento chave da engrenagem inovador da indústria 4.0
Classificado como: