Estratégia de mobilidade

Mobilidade e BYOD (Bring Your Own Device) está transformando a forma como as pessoas trabalham e como as empresas estão apoiando esses novos padrões de trabalho. Se estamos desenhando uma estratégia de mobilidade para a nossa organização, devemos considerar determinados conceitos essenciais que melhoram o funcionamento do nosso negócio.

Há setores de atividade onde a mobilidade é parte do DNA da organização. Por exemplo, todos aqueles que têm equipes de serviço de campo para servir os clientes em suas próprias casas ou estabelecimentos comerciais. Sejam comerciais, técnicos de suporte, saúde, atividades de reposição, logística, etc.

Uma boa estratégia de mobilidade envolve necessariamente uma transição para o digital. Continuar utilizando cadernos e formulários de papel não tem nenhum sentido nos tempos atuais. Especialmente quando nossos funcionários já têm smartphones que lhes permitem acessar e-mail, sistemas de gestão, ou no cenário mais básico, serem notificados a qualquer hora e em qualquer lugar.

A atual tendência para a mobilidade faz com que todas as empresas devam adotar ferramentas e soluções de acordo com o novo contexto.

 

Quais são os oito elementos essenciais para desenhar uma estratégia de mobilidade corporativa no Field Service Management?

1. Pensar na experiência do usuário: Isso leva poder acessar aos aplicativos a partir de qualquer dispositivo, seja smartphone ou tablet. Que eles possam trabalhar imediatamente, e que rapidamente encontrem o que precisam, personalizado para o seu papel e suas necessidades (lembre-se de definir os níveis de acesso aos trabalhadores terceirizados). Ou seja, o objetivo é reduzir o tempo perdido entre as tarefas.

2. Aumentar a satisfação dos clientes: Reduzindo o tempo de resolução dos problemas, ou dando prioridade aos contratos com acordos de nível de serviço.

3. Remova as dependências de dispositivos específicos: Estamos nos referindo que as informações não residam fisicamente num dispositivo, de modo que se este fica danificado ou perdido, não percamos as informações armazenadas. Nesse sentido, as soluções baseadas na nuvem ajudam muito porque só tem que identificar as credenciais do usuário para acessar às informações relevantes.

4. Automatizar o acesso à informação e resultados: Que não seja necessário levar a informação pré-carregada antes de sair, e que os dados inseridos no dispositivo móvel estejam disponíveis em tempo real em toda a organização. Isto é especialmente importante para tarefas como a coordenação entre equipes, realocação de rotas ou tarefas, ou o controle analítico e de atividade da organização. Neste sentido, não podemos esquecer do crescente papel de Big Data para análise das informações.

5. Proteger as informações confidenciais: Uma questão importante, que afeta não só a privacidade dos dados dos clientes, mas também a própria informação corporativa. Se dispomos de uma solução que apresenta os dados segundo os perfis de usuário, e esta é convenientemente armazenada em um repositório seguro (com processos de backup), teremos a capacidade de controlar um dos ativos mais valiosos de qualquer organização: a informação.

6. Implementar medidas de conformidade com a normativa: Como por exemplo, temos que estar preparados para implantar novos requisitos sobre privacidade, segurança e transparência na gestão dos dados pessoais.

7. Escolha um fornecedor adequado: Não apenas por seu conhecimento no setor em que trabalha, mas também pela sua inovação e compromisso com a tecnologia que ele representa. A mobilidade não é apenas uma ferramenta de FSM, é também a colaboração em mobilidade, desenvolvimento de aplicações móveis sob medida, CRM, Business Intelligence e geolocalização. Devemos ter uma visão global para resolver as necessidades atuais e futuras.

8. Prepare-se para a Internet das coisas: A mobilidade empresarial está mudando, como também a interação entre os dispositivos. Gartner diz que até 2020 haverá 21 milhões de dispositivos conectados. E em 2022, Internet das Coisas (Internet of Things) economizará aos consumidores e empresas um bilhão de dólares por ano em manutenção, serviços e consumíveis. IoT está estabelecendo novos marcos nos serviços de manutenção preditiva contra o modelo reativo tradicional, graças a novas regras predefinidas para identificar erros e monitorar o status e o desempenho dos dispositivos.

Na concepção da nossa solução Task4Work, 100% nuvem e construído inteiramente na plataforma Google, já levamos em conta todas estas questões para torná-la a melhor aposta para enfrentar com sucesso as estratégias de mobilidade mais ambiciosas no FSM. E o nosso compromisso com as tecnologias que representamos nos coloca em uma posição privilegiada em relação aos outros concorrentes.

Para saber mais sobre Task4Work ou qualquer outra de nossas soluções e serviços orientados à mobilidade empresarial, contate-nos sem qualquer compromisso.

Oito idéias essenciais para desenhar uma boa estratégia de mobilidade para o FSM
Classificado como: