Técnicos de campo

A transformação digital de uma empresa deve estar baseada em novas metodologias e ferramentas. Só então poderemos melhorar realmente a atenção que prestamos aos nossos clientes e abandonar definitivamente o lápis e o papel.

Os fornecedores do setor de TI estão constantemente falando sobre a transformação digital necessária dos negócios, dos benefícios da utilização de dispositivos digitais, da automação de processos, da informação valiosa que fornece e a capacidade analítica que tudo isso traz para a empresa. Mas a realidade demonstra que a transição e assimilação de conceitos não é tão fácil, nem pode ser generalizada uma metodologia para todos os casos.

Para uma empresa que possamos definir como tradicional, esta alteração para “digital” significa não apenas a adoção de novas ferramentas de trabalho, mas também uma mudança de mentalidade dos funcionários  acostumados a fazer as coisas “como de costume”, com ferramentas rudimentares ou até mesmo com papel e caneta.

Pensando mais especificamente nas organizações focadas na atenção ao cliente e ao trabalho de campo, e que poderiam evoluir adotando nossa solução Task4Work (uma proposta de nova geração e desenhada totalmente como solução em nuvem), talvez o salto pode parecer gigantesco.

Mas a nossa experiência real com os clientes indica que, exceto a primeira relutância inicial usual em cada mudança, o uso desta nova tecnologia tem uma excelente recepção em todos os níveis da empresa.

Para o técnico de campo, acabou o ter que ir ao escritório ao final do dia para entregar formulários ou transcrevê-los para sistemas de gestão para consolidar os dados. Para o supervisor, acabaram as esperas para redistribuir cargas de trabalho atrasadas e atribuir novas tarefas. Começa uma nova etapa em que podem automatizar tarefas e estabelecer rápidos processos de aprovação no fluxo de trabalho.

E para a diretoria, traz uma visão geral das operações e sua verdadeira rentabilidade. Se os acordos de nível de serviço estão sendo cumpridos e se a organização pode tomar desafios maiores para crescer.

Os clientes são os que realmente exigem nossa própria transformação

Acostumados cada vez mais aos dispositivos móveis, nossos clientes querem nos comunicar incidentes digitalmente, querem saber quando a visita será feita, ter o histórico de intervenções, informações sobre o atendimento, ter a mesma atenção e serviço independentemente de sua localização. Assim, se tornam o centro de nossa transformação digital.

De fato, em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, é precisamente o serviço ao cliente que pode fazer a diferença entre os negócios.

Como enfrentar de forma gradual essa transformação?

Se nos colocamos na pele de um supervisor, antes de iniciar a adoção de ferramentas digitais para o trabalho diário, a tarefa dele estava focada em organizar a equipe e tê-los sempre produtivos, dedicando grande parte do seu tempo à comunicação constante pelo telefone para conhecer o status das tarefas. Nesta nova etapa, no novo modelo de trabalho, também têm de lidar com a informação gerada. E aproveitá-la adequadamente ao máximo.

O objetivo não é a adição de mais carga de trabalho, mas simplificá-la. Automatizando processos e eliminando ineficiências. Agora é possível observar como as pessoas realizam seu trabalho, estabelecendo parâmetros de referência e de desempenho para avaliações comparativas, identificando onde e como investir na formação ou identificando claramente as verdadeiras habilidades de cada funcionário. Quando os processos são digitalizados, você pode fazer todas essas coisas.

Ferramentas como Task4Work simplificam as tarefas diárias, coordenando em tempo real, não só a agenda programada de trabalho do dia-a-dia, mas também quaisquer incidentes que possam surgir durante o dia de forma rápida e eficiente.

Este foi o caso de Obremo, uma empresa de serviços ligada aos setores de água, telecomunicações, gás, energia renovável, infraestrutura e energia elétrica, que tinham que enfrentar o desafio de gerenciar 1.800 inspeções por dia com 60 inspetores. Nossa solução forneceu-lhes uma ferramenta de planejamento ideal, com uma visão total da atividade em tempo real.

Esta transformação pode iniciar-se no ritmo que a sua organização precisa. Além disso, você dispõe de testes gratuitos da nossa solução para que possa experimentar o quão fácil pode ser dar este passo, o que certamente será um ponto de transformação na capacidade de evolução e crescimento da sua organização.

Como posso melhorar a satisfação dos meus clientes e a eficácia dos meus técnicos de campo?