Field-Service-Management

A mobilidade em determinados setores, exige soluções para que a produtividade e a eficiência sejam máximas. O que necessitam aqueles trabalhadores que estão todo o dia a caminho de um cliente a outro para desenvolver seu trabalho? São denominados trabalhadores de campo, e há soluções específicas para eles e se enquadram na categoria de FSM ou Field Service Management.

Já temos abordado o Field Service Management em outros posts do nosso blog, comentando tendências, tecnologias IoT, como seria meu dia como trabalhador de campo sem nossa solução  Task4Work, como Task4Work aumenta a produtividade, … mas certamente faltava um aspecto para esclarecer que consideramos sempre por entendido: do que se trata realmente e quem podem ser os mais beneficiados por esta prática?

O Field Service Management (FSM, ou Gestão dos Serviços de Campo) é basicamente a gestão de operações de campo relacionadas com os trabalhadores móveis. Por isso, inclui clientes (suas necessidades), trabalhadores de campo, tarefas pendentes de realizar, atribuição destas e rotas. Aboa prática consiste em otimizar o tempo para que os clientes fiquem satisfeitos com nosso trabalho e, é claro, que este seja o mais rentável possível.

As soluções de Field Service Management proporciona tanto ao gestor/supervisor como aos trabalhadores de campo, o indispensável para organizar melhor o trabalho diário dos trabalhadores que estão se deslocando, que deve ser sempre fora do escritório e, portanto, “longe” da documentação que se administra nela. Todo o tempo que os trabalhadores empregam no escritório, geralmente é tempo não produtivo.

Estas soluções são ferramentas informatizadas, combinando distintos fabricantes, sua experiência com um mix de tecnologias próprias e de terceiros nas quais se baseiam para seu desenvolvimento. Bases de dados, dispositivos móveis, comunicações móveis, GPS, cloud, IoT,…

Antes destas ferramentas existirem, eram tiradas de um caderno onde se adicionava as tarefas e marcavam as entradas conforme se atribuía aos empregados. Para, em seguida, marcar as resoluções. Na época já era um avanço o telefone e, geralmente, os empregados ligavam das localizações dos clientes para conhecer seu próximo destino ao finalizar a visita em curso e relatar como havia sido a visita. Em seguida foi a “busca”, que também desempenhou um papel importante nesta gestão, embora a mensagem fora em um único sentido. Logo chegou o celular, que facilitava a comunicação telefônica com os trabalhadores de campo. Mas a ferramenta “da atualidade” é o Smartphone conectado à Internet, com o qual o controle sobe de patamar. Mas é um ponto que muitos ainda não chegaram. Ou, pelo menos,  ainda não aproveitam o máximo que podem.

Características de Task4Work

O que se pode esperar de um bom gerenciamento de Field Service Management como o realizado com Task4Work? Gestão de tarefas, priorização e atualização destas, seguimento de empregados e seus veículos, otimização de rotas e navegação GPS, otimização de atribuição de técnicos (de acordo com suas habilidades), gestão de peças e inventários, processo integrado de faturamento e pagamentos,… Tudo isso quando procede, automatiza ao máximo aqueles processos que não agregam valor , sobretudo, com atualizações em tempo real. E no caso de Task4Work, um bom analítico, para identificar tendências, carências de nossos serviços de campo, necessidades dos clientes, etc. Em resumo, informação que nos ajuda a otimizar o serviço.

Por outro lado, para oferecer um serviço completo e eficiente, as ferramentas de FSM se integram com outras soluções de gestão complementares, como por exemplo ERP ou CRM relativo a estoques, pedidos, faturamento, ou informação dos clientes.

Campos e setores? Tudo relacionado a serviços de campo, ou seja, que necessita de deslocamento ao domicílio para realizar trabalhos no local. Não falamos de um comerciante, é claro, porque isso é mais logística que outra coisa… falamos de manutenção de todo tipo de máquinas: serviços técnicos de eletrodomésticos, máquina industrial / saúde / energia / telecomunicações, venda e distribuição, mas também de serviços de atenção personalizada como peritos de seguros, agentes de saúde ou de atenção domiciliar… em suma, qualquer aplicação, tanto em setor privado como público, onde o serviço ao cliente torna-se serviço ao cidadão.

Benefícios? Como muitos, tanto diretos como indiretos: redução de tempos de resposta, maior visibilidade de tarefas, controle dos trabalhadores de campo e as tarefas realizadas por estes, economia em transporte, poder assegurar o cumprimento de contratos e SLAs com clientes,…

Se sua organização se identifica com estes trabalhos que expusemos, e você suspeita que, com uma ferramenta de FSM poderá melhorar sua gestão, contate-nos sem compromisso e tiraremos suas dúvidas em muito pouco tempo. Quando conhecer Task4Work entenderá que a gestão de seus trabalhadores de campo pode ser muito mais eficiente e simples.

Solicite mais informação

O que é Field Service Management e em quais áreas e setores se aplica?
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.