tecnologias serviço pós-venda Field Service Management

Os clientes, hoje, não só compram produtos ou serviços, mas adquirem experiências. Experiências de marca que se alimentam com a segunda fase da relação com o fornecedor após a venda e é aí que um bom serviço de Field Service Management pode ser a chave. Mas, como as tecnologias influenciam positivamente nesta experiência do serviço pós-venda?

Precisamente, este serviço pós-venda, que inclui tanto o fornecimento de peças de reposição como a manutenção preventiva ou resolução de incidências, para muitas empresas é sua verdadeira fonte de renda. O que faz melhorar as margens ou fomentar as verdadeiras relações de fidelidade com os clientes que procuramos ao começar as ações comerciais.

Há algum tempo, tem surgido uma série de tecnologias que irão impactar a forma como nos relacionamos com nossos clientes, atuais e futuros, para a provisão de nossos serviços de FSM (Field Service Management). Trata-se de IoT (Internet Of Things), os dispositivos weareables, veículos autônomos, impressão em 3D e drones. Façamos uma rápida revisão de todas elas…

AS CINCO TECNOLOGIAS QUE MAIS INFLUENCIAM NA EXPERIÊNCIA PÓS-VENDA

  1. Internet of Things. No último IoT Congress de Barcelona no qual participamos com nossa solução de Field Service Management, Task4Work, já podemos ver muitos dos avanços que estão sendo aplicados em negócios de todo tipo. A interatividade que pode haver entre máquinas de manutenção e seus fabricantes ou responsáveis de suporte permitem diagnosticar, identificar e até mesmo prever falhas. Podendo não só avisar ao cliente, mas também requerer de forma automatizada a presença do serviço de reparo com as peças necessárias para seu trabalho. Um mundo de aplicações verdadeiramente apaixonantes que reduzirá significativamente o downtime de qualquer máquina equipada com estas tecnologias.       
  2. Dispositivos Weareables. A realidade aumentada facilitará o acesso a documentação e diagramas, permitindo sobrepor informação visual durante o trabalho. Você não terá que parar para verificar manuais. Será uma fonte impressionante de informação tanto para a fase de treinamento como para as tarefas no cliente. E os dispositivos orientados à comunicação verbal permitirá consultar dúvidas com especialistas na mesma hora. Tudo isso será mais eficaz e produtivo para aqueles funcionários menos qualificados.
  3. Veículos sem condutor. Segundo um relatório Juniper Research (em inglês) , para o ano de 2025 haverá um total de 20 milhões de veículos totalmente autônomos circulando pelo mundo, o que representará 1% do total. É precisamente essa condução autônoma que permitirá aos técnicos de campo aproveitar muito mais o tempo nos deslocamentos, tornando-se verdadeiramente um personal multitarefa. Lhes permitirá contactar com o próximo cliente da agenda, documentar-se melhor antes da próxima visita (o que permitirá rentabilizar mais seu tempo ante o cliente), seu veículo poderia ir até a loja mais próxima para pegar uma peça de substituição necessária, etc.
  4. Impressão em 3D permitirá gerar peças de substituição na mesma hora, ou desenhar protótipos a uma velocidade muito maior. Os avanços que se tem alcançado com esta tecnologia já permite criar elementos com materiais metálicos, e sua aplicação está logo ali na esquina. Pensemos por um momento na economia, não só em imobilizado por inventário de peças em estoque, mas também em custos de logística que se evitará quando um reparo depender da disponibilidade de uma determinada peça. No final, se produz um importantíssimo impacto na experiência do cliente ao melhorar a qualidade do serviço.
  5. Drones. Já estamos acostumados a vê-los como brinquedos para os nossos filhos, como simples entretenimento para fazer piruetas ou portar câmeras cada vez mais precisas. Pensemos por um momento em aplicações que evitem deslocamentos para revisar instalações distantes, em áreas perigosas, ou para transportar peças desde sua localização no armazém até onde o técnico possa necessitar.

Nossa solução Task4Work, projetada especificamente para melhorar a produtividade dos colaboradores em campo, é o complemento ideal para que todas estas inovações se encaixem nas organizações para reduzir os custos operacionais. Se estiver interessado em conhecer, contacte-nos sem compromisso.

Contate-nos

Cinco tecnologias que não podem ser esquecidas no Serviço Pós-venda
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.