FSM setor utilities

Uma grande parte da força de trabalho do setor de utilities,  é composta por técnicos de campo, seja funcionários próprios ou terceirizados. A gestão de seu tempo e atividade é um trabalho extremamente difícil e ineficiente se você não tiver as ferramentas adequadas.

Investir em uma solução de Field Service Management (FSM) não só supõe economia praticamente imediata para as organizações que a implementam, mas os próprios clientes se beneficiam de um serviço à domicílio de uma qualidade muito superior. Basta mencionar que estas soluções propiciam a manutenção preditiva e a redução de incidências.

Na verdade, o que muitas organizações buscam hoje em dia, além da evidente redução de custos, é poder se diferenciar da concorrência precisamente na melhoria da satisfação de seus clientes. Sem dúvida custa muito mais conseguir clientes novos (CAC, custo de aquisição de clientes) que reter e fidelizar os atuais.

Neste sentido, sabemos que no setor elétrico na Europa já houve uma grande mudança que se iniciou no ano de 1997, quando o mercado de abastecimento foi liberado, dando aos clientes uma maior liberdade na contratação dos serviços de energia. Poderia acontecer com a água e saneamento? Enquanto o Parlamento Europeu decidiu não liberar em 2015, podemos ver o que aconteceu no Reino Unido, com o lançamento da política Open Water desde 1 de Abril de 2017. Os ingleses assinantes não residenciais e os que consomem mais de 5.000 m3/ano já podem escolher o seu fornecedor de água e saneamento entre todos aqueles que têm as licenças adequadas.

Independentemente da competência real que haja em cada setor, ganhará quem reduzir ao máximo os custos, tenham uma oferta ampla e coerente com as necessidades dos clientes e lhes ofereça o melhor serviço.

O que uma ferramenta FSM pode nos oferecer para conseguir estes objetivos? Podemos resumir em cinco seções:

  1. Melhora a eficiência nos processos. As soluções FSM evitam a ineficiência associada à informação gestionada em papel. Entre muitas outras coisas, melhora a gestão de rotas, a atribuição de tarefas na agenda de cada trabalhador com disponibilidade em tempo real e considerando qual membro da equipe está mais qualificado para a tarefa, notifica incidências, ou alterações que possam surgir. Tudo isso é impensável com uma gestão em papel, mesmo com ajuda do telefone.   
  2. Favorece a gestão em tempo real. Os serviços 365 dias ao ano x 24 horas são mais alcançáveis com soluções baseadas nas últimas tecnologias. E concretamente, aquelas que favoreçam a mobilidade. O novo entorno cloud que permite usar qualquer dispositivo em qualquer lugar, resolve estas necessidades.
  3. Oferece informação em formatos alternativos de forma fácil: vídeos, planos, fotos, texto, etc. proporcionadas considerando o próprio contexto da atividade.
  4. Permite um desempenho mais preciso do funcionamento das operações e o aproveitamento dos recursos, seja mediante relatórios ou dashboards baseados em dados obtidos de toda a organização ou no workflow de tarefas. Tempo gasto em cada tarefa atribuída, taxas de resolução de incidências…
  5. Melhora a imagem da marca. Isso acontece quando você é atendido por um funcionário que, demonstra estar perfeitamente informado, conhece perfeitamente sua instalação, suas necessidades e eventualmente seu problema. Sabendo de antemão o que necessita antes de deslocar-se para realizar o serviço será mais rápido na hora de resolver a visita, independente se esta é comercial ou técnica.

Uma solução de FSM como Task4Work é idônea para o setor utilities, entre outras coisas, porque seu desenvolvimento na nuvem permite crescer sem limites, bem como gerenciar tantas equipes de trabalho e cobertura geográfica quanto for preciso. E não é só isso… Você pode realizar um piloto sem apenas investir recursos para apreciar em muito pouco tempo o magnífico ROI da solução. Te interessa conhecer Task4Work? Contacte-nos.

Contate-nos

O cliente do setor utilities, primeiro beneficiado das soluções FSM
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.