FSM

As empresas de serviço de campo estão cada dia em um ambiente mais competitivo, que lhes obriga a ser mais eficientes e produtivos. Isso acontece para melhorar seus processos, abandonando práticas tradicionais como o uso de formulários em papel.

Dispor de um sistema informatizado que fique isolado no escritório já não é uma opção. Não tem sentido que a equipe de campo tenha que passar parte do dia no escritório para transferir informações para o sistema, ou delegar à um administrativo que inadvertidamente possa introduzir erros de impressão que alterem os dados.

As vantagens oferecidas por uma solução de gestão de serviços de campo incidem em muitos processos da organização, como por exemplo a programação, o rastreamento e geração automática de relatórios. Com tudo isso, a equipe pode dispor de mais tempo para se dedicar a atenção de mais clientes.

Organizações cujos técnicos realizam um grande volume de tarefas por dia, ou que  enfrentam a volatilidade nos cronogramas, devido a cancelamentos e trabalhos não planificados, tendem a aproveitar muito mais as ferramentas de otimização de programação que as soluções FSM oferecem. E as organizações com requisitos de planificação de trabalhos prévios multifacéticos, como a necessidade de enviar peças, peças de reposição ou ferramentas, assegurar que múltiplos recursos cheguem nos momentos apropriados, ou coordenar aprovações com subcontratados, necessitam capacidades de fluxo de trabalho mais complexas. E nem todas as soluções FSM podem fornecê-las.

Quais são as tendências em FSM?

Segundo a consultora Gartner em sua última análise sobre soluções de Field Service Management, na qual destaca a demanda pela incorporação de tecnologia como a Inteligência Artificial, o streaming de vídeo ou Internet das Coisas (IoT), estas são as tendências do Field Service Management para 2020:

  • 70% das organizações citará a satisfação do cliente como um benefício principal derivado da implementação da administração do serviço de campo, em comparação com aproximadamente 50% atual.
  • 10% do trabalho de serviço de campo de emergências será controlado e programado por inteligência artificial.
  • Mais de 40% do trabalho de serviço de campo será realizado por técnicos que não serão funcionários da organização que tem o contato direto com o cliente.
  • Mais de 75% das organizações de serviço de campo com mais de 50 usuários implantarão aplicativos móveis que vão além da coleta simplificada de dados e adicionarão capacidades que ajudem os técnicos a obter sucesso em seu trabalho.

Soluções cloud que potencializam o foco no cliente

Atualmente, existem soluções FSM que se alojam na infra-estrutura cloud, o que libera as empresas da maioria de inversões e infra-estruturas locais.

Se além disso, essa solução está dotada de mobilidade (acessível desde um Tablet ou smartphone) agregamos o importante ingrediente do tempo real, graças ao qual todos os companheiros participam da informação que necessitam em todo momento, além de introduzir diretamente os dados de cada visita “na hora”.

Nestes casos, os clientes também são beneficiados, porque podem receber de forma imediata, a confirmação de futuras visitas de manutenção reativa ou preventiva, ao ter acesso direto ao calendário de consultas disponíveis que é atualizado em tempo real, tanto pela central como pelo restante dos companheiros.

Nesses cenários de mobilidade, não menos importante é a disponibilidade da solução em ambientes off-line, já que nem sempre se pode garantir as comunicações, seja por falta de cobertura geográfica ou simplesmente por trabalhar em espaços isolados.

E o que aconteceria se a ferramenta fosse capaz de atribuir de forma inteligente as tarefas e rotas, considerando a disponibilidade, distância e habilidade dos operários?

Se você está procurando uma solução de Field Service Management (FSM) que verdadeiramente permita se diferenciar da concorrência, peça informação sobre a solução Task4work, que combina a informação e o conhecimento centralizados com tecnologias de inteligência artificial.

Com ela, você descobrirá que pode se concentrar muito mais nos clientes, envolvendo-os em toda a experiência de serviço de campo, fornecendo-lhes feedback, informando-lhes o horário de chegada dos técnicos, e tudo isso mediante portais de autoatendimento. Não hesite e não perca a oportunidade de fazer a diferença.

 

Te interessa um FSM para se diferenciar da concorrência?